domingo, 30 de outubro de 2016

Carta Àqueles Que Deixaram De Acreditar No Amor

"Ei, moça. Você mesmo, que está lendo meu texto assim, meio desiludida e desacreditada no amor. Você, que está tão cansada de se perder em relacionamentos errados, de confiar em quem só te decepciona. Você, que chorou baixinho tantas vezes até dormir, pensando no que é que você tem de errado que não consegue dar certo com ninguém. Você, que vê todo mundo a sua volta em relacionamentos felizes, e se sente a única pessoa do mundo que não encontra a sua metade - e pensa nisso mas não fala pra ninguém, porque todo mundo te fala que não existem metades. Você, que prega que sabe ser feliz sozinha mas no fundo, ainda tem a esperança de encontrar alguém - e meia hora depois conclui que você nunca vai achar ninguém.

Primeiro, eu queria que você soubesse que você não está sozinha nessa. Somos tantas metades incompletas por aí, que podíamos fazer um grupo no facebook. Mas ninguém quer admitir que se sente meio sozinho, e que queria ter alguém pra dividir os bons e os maus momentos, e a vida em geral.
Depois, eu quero que você acredite que você vai encontrar um amor, e não vai ser qualquer amor. Você vai encontrar o amor da sua vida, justo quando tiver desistido da ideia de encontrar o amor. 

Você vai encontrar o amor da sua vida, naquele dia em que você tiver saído de casa contra a sua vontade, e não estiver a fim de olhar na cara de ninguém. Você vai encontrar o amor quando estiver na fila lotada demais daquele mercado cheio demais, de saco cheio da vida e das pessoas em geral, desejando mentalmente uma garrafa de vinho e o seu sofá. E ele vai parar atrás de você na fila, assoviando uma música feliz demais - e você vai odia-lo mentalmente porque você está com dor de cabeça. E ele vai puxar um assunto qualquer com voce, ao que você responderá com um monossílabo qualquer, pensando "o que esse idiota tem na cabeça pra estar tão feliz". E ele vai insistir em um assunto ou dois, porque as pessoas que valem a pena não desistem de você, até que ele vai conseguir arrancar um sorriso seu. Vocês vão se esbarrar ocasionalmente outra vez, trocarão facebooks e vão conversar. Você vai achar ele legal demais, ele vai despertar em você aquele sentimento que você fez tanto pra enterrar. Você vai temer se envolver e se decepcionar, você vai tentar afastá-lo, mas sem sucesso. Porque pessoas que valem a pena não desistem fácil de você.

De tanto ele insistir, vocês irão se envolver. E quando você se der conta e se apaixonar, você vai conhecer o que é o amor de verdade, e vai entender que todos os amores que passaram no seu caminho foram o caminho para encontrar o seu amor - o verdadeiro amor. E você vai perceber que amor de verdade não machuca, não é difícil, e você não precisa mendigar - porque ele é inteiro e pleno, é bom é fácil de viver. E você não vai odiar os seus antigos amores, porque se você não soubesse o que é ruim, não saberia valorizar o quanto é bom um amor de verdade.

Eu não estou dizendo que vai ser exatamente assim, pois não quero aumentar os sonhos de ninguém. Contos de fada não existem, e muitas vezes erramos ao acreditar que a vida é assim - com príncipes, princesas e finais felizes. O que eu quero dizer é o amor vai bater na sua porta quando você não estiver esperando por visitas. Ele vai chegar até você quando você estiver tão cheia de si, e parar de procurar por alguém que você acha que não existe. O amor existe, e ele vai chegar de fininho como quem não quer nada, e vai te mostrar que nada são aqueles relacionamentos aos quais a gente se prende por achar que nunca vai achar alguém melhor. Sempre existe alguém melhor.
Se alguém te faz mal, isso não é o amor, acredite. Se a pessoa só vê defeitos em você, isso também não é o amor. Se a pessoa desiste fácil, te magoa sem se importar, isso também não é o amor.
Quando o amor chegar, você vai sentir, e vai perceber. Ele é aquele visitante que vai chegar pra ficar e pra morar, e vai chegar sem avisar. Portanto, cuide da sua casa e da sua sala, não se preocupe com o tempo estar passando, porque ele sempre chega na hora certa, não antes e nem depois. E quando ele chegar, esteja pronta para recebê-lo - mas mesmo se você não estiver, ele vai entrar sem pedir licença. E você vai perceber que você não estava errada por amar demais - porque o seu coração é grande e você merece um amor na mesma medida.

- De Uma Amiga Querida"


Nathália Zarpellon



quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Carta Ao (Meu) Ficante

"Querido ficante (desculpa, eu não achei uma forma melhor de te chamar)

Sei que você vai estranhar o fato de adormecer ao meu lado, e não me encontrar quando acordar. Depois de uma noite de amor, algumas pessoas acabam dormindo juntas, eu sei.
Mas não eu. Não antes de saber algumas coisas.
Eu preciso saber se você vai me amar amanhã, quando a minha maquiagem estiver borrada, quando o calor do momento passar, quando eu acordar toda despenteada e com os olhos inchados. Eu preciso saber se você vai me amar amanhã, quando o café tiver esfriado, a cama desarrumada, e minhas digitais deixadas em seu corpo e em seus copos. Eu preciso saber se você vai me amar amanhã, quando a minha loucura não parecer mais engraçada e eu estiver em um mau dia - vomitando palavras grossas e me debulhando em lágrimas. Qual é, eu sempre te falei que eu era meio louca.
Eu preciso saber se você vai me amar amanhã - quando eu estiver perto das provas finais, e o simples fato de eu respirar me irrite.
Eu preciso saber se você vai me amar amanhã, quando eu acordar abrindo as janelas e deixando o sol entrar, e ligando música alta, e se você vai me amar quando eu não quiser acordar - e quiser ficar no escuro só mais 10 minutinhos.
Eu preciso saber se você vai me amar amanhã - nos meus porres, nas minhas ressacas, nas minhas crises de ansiedade e nas minhas crises de "ninguém-me-ama" também. Eu preciso saber se você vai me amar quando eu não fizer sentido, e quando tudo que eu consiga falar sejam monossílabos.
Eu preciso saber se você vai me amar quando eu sentir ciúmes das suas amigas, quando eu sentir vontade de te beijar em público, e quando só ficar não seja mais o suficiente pra mim - eu sempre fui uma pessoa que gosta de namorar, confesso.
Eu preciso saber se você vai me amar quando eu te amar, e principalmente, quando eu te odiar - e eu vou te odiar com todas as minhas forças, para logo depois te amar. Eu preciso saber se você vai me amar a cada TPM, a cada noite mal dormida, a cada dia cinzento - e aos ensolarados também.

A vida passa tão depressa, e as pessoas passam por ela depressa também - mas mesmo quando as pessoas se vão, as memórias ficam. E eu venho de relacionamentos fracassados, trazendo comigo tantas mágoas, tantos maus sentimentos, então não me leve a mal por esperar tanto de você - e ver tanto significado em uma noite.
Porque se para você eu for apenas uma noite, para mim você vai ser mais - e eu vou te que te guardar no arquivos das pessoas que passaram, e se foram, e não é o que eu quero.

Mas se você quiser que eu faça parte da sua vida, tudo bem. Me convide pra ir naquele restaurante que fomos tantas vezes, pegue em minhas mãos e me olhe nos olhos, e prometa. Prometa uma vez que você vai me amar amanhã - não importa qual será esse amanhã."

Nathália Zarpellon