sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Carta Para Minha Ex Melhor Amiga

Ouça enquanto lê:


"Você disse que sentia minha falta, e que me queria de volta em sua vida. Isso não me surpreendeu – eu sabia que você ia acabar sentindo a minha falta, cedo ou tarde. O que você se esqueceu, no entanto, é que, embora eu não fosse muito orgulhosa, eu sabia reconhecer quando não valia mais a pena insistir em uma relação – fosse um namoro, ou até mesmo uma amizade. E eu não volto atrás quando eu percebo que não vale mais a pena.
E esse momento chegou para mim.
Não foi exatamente uma coisa que você disse. Foi o conjunto de várias coisas que disse e fez, em momentos distintos, mas uma hora eu tive que fazer o balanço da nossa amizade: juntando todas essas coisas que eram como fios soltos atrás de um bordado – e eu devia arrematá-los, ou então cortá-los. E quando eu juntei todos foi que eu percebi que eram tantos, que mais valia a pena jogar o bordado do que estragá-lo tentando consertar.
E não me olhe como se a culpa fosse minha!

Eu insisti mesmo depois de ver que você tinha desistido. Eu esperei uma semana e depois outras três, para enfim decretar o fim dessa amizade – onde há muito tempo só eu era a amiga. Você deveria saber mais do que ninguém que essa coisa de dar sem receber cansa. E bem, eu me cansei de doar minhas mãos, meu ombro amigo, meus ouvidos, meu tempo e minha dedicação, para em troca ter um décimo do seu tempo – que você devia estar usando com alguém melhor do que eu.
Enquanto eu dava tudo de mim, me contentava com as memórias de como nossa amizade havia sido, um dia. Mas ninguém vive de memórias. É necessário alimentar a amizade com novas histórias, com novos momentos, e não com novas decepções.

Então me desculpe se agora que você reconheceu o meu valor, não tem mais espaço em minha vida para você. É que o seu lugar já estava vago há muito tempo, as eu não queria colocar ninguém em seu lugar, porque dizia a mim mesma – “ela vai voltar”. Mas você não voltou. E minha amizade por você, que era tão verdadeira e genuína acabou.
Posso dizer que não sinto sua falta – mas eu senti durante muito tempo, e te falei isso diversas vezes, ao que você respondia que eu não era compreensiva para entender que não tinha tempo para mim. Então, parei de sentir. E fica tranquila, que você vai deixar de sentir a minha também.
Da nossa história, eu sempre vou me lembrar da amiga que sempre tinha tempo para tomar uma cerveja após o trabalho, porque sabia que era o que eu precisava. E até nas lembranças você leva a melhor: porque nunca vai se lembrar do dia em que eu te troquei por trabalho, um novo namorado, ou um orgulho novo.

Inclusive, eu desejo que você seja feliz – e nesses momentos você nem vai lembrar que eu existi. Afinal, você nunca precisou de mim quando estava feliz."

Nathália Zarpellon



Nenhum comentário:

Postar um comentário